Caroline Fleury afirma que projeto do BRT precisa ser ampliado até Novo Gama

Da redação

A possibilidade tem sido discutida pela equipe da Pasta

A implantação do BRT entre Luziânia e Santa Maria tem sido aguardada pela população com muito entusiasmo. A novidade é que a comunidade de Novo Gama também deve ser contemplada com o projeto.

De acordo com Caroline Fleury, secretária do Entorno, a possibilidade de ampliação do benefício tem sido discutida pela equipe. “Nesse BRT a gente vai fazer um braço para chegar no Novo Gama, porque o BRT passa no corredor. A gente precisa estender até lá”.

A líder da Pasta informou que as documentações do BRT estão em processo de atualização, isso porque o projeto foi criado em 2013, então se faz necessário um mapeamento para atender de forma precisa os cidadãos da região.

“Não estamos falando só de BRT, estamos falando de viaduto, das rotas de acesso. Precisamos ter esse estudo atualizado, porque depois a gente não consegue mexer; precisamos saber quais e quantas estações são necessárias para que atenda a população”.

O levantamento também definirá em qual local o terminal será construído. Segundo a gestora, ao longo do trajeto serão implantadas lojas, com objetivo de incentivar o comércio local e a circulação de pessoas.

“A pessoa está chegando, já vai ao mercado; e aí você gera emprego, faz a coisa completa. Vai parar aqui? Vamos colocar padaria, farmácia, os serviços que as pessoas já precisam, porque não fica aquela coisa de estação perigosa”, explicou.

Para tornar o projeto viável, a Secretaria pretende fazer parceria público-privado com empresas interessadas. A iniciativa garante geração de renda e conforto, tendo em vista que as pessoas terão mais variedade de lazer e comércio no próprio município.

VLT em Valparaíso

Outra conquista para a região será o VLT de Valparaíso, apresentado pelo senador Wilder Morais. A proposta visa a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos, da Estação Rodoferroviária do DF à cidade de Valparaíso de Goiás.

Fleury explica que houve uma resistência para aprovação da proposta por causa do BRT, mas a bancada de Goiás – em conjunto com o senador e a Secretaria do Entorno – conseguiu comprovar a relevância do projeto para a comunidade.

“O Governo Federal teve uma discussão muito grande que eles seriam concorrentes, mas a gente conseguiu mostrar que o que fizer ali tem gente que precisa. O trajeto é diferente e tem população suficiente para os dois modais de transporte”, finalizou.

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