Vacina da influenza disponível para toda a população a partir de segunda-feira (27)

111 Unidades Básicas de Saúde farão a vacinação das 9h às 17h. Confira a lista

Vacinação contra influenza ampliada a partir desta segunda-feira (27). Foto: Breno Esaki – arquivo Agência Saúde-DF

A partir desta segunda-feira (27), a vacina contra a influenza ficará disponível para toda a população. A Secretaria de Saúde conta com um estoque de mais de 500 mil doses do imunizante, aplicado em 111 Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. A única restrição é ter mais de seis meses de idade.

“É importante que as pessoas procurem os nossos pontos de vacinação e recebam essa vacina, pois no fim do ano passado tivemos um surto de influenza em todo o país. A vacina desse ano já traz a proteção contra o vírus que circulou em 2021”, afirma o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero.

Confira os locais de vacinação no DF

A campanha nacional de vacinação contra influenza foi iniciada no dia 4 de abril e até esta sexta-feira (24) estava restrita a grupos prioritários, como idosos, professores e crianças de seis meses a cinco anos. Porém, a meta de vacinar pelo menos 90% das 1.086.547 pessoas desses grupos não foi atingida: entre os idosos com mais de 60 anos foi alcançada a maior cobertura vacinal, com 63%. Já entre as gestantes foi o menor percentual: 28,8%.

Agora, a expectativa da Secretaria de Saúde é aumentar a cobertura vacinal em toda a população do DF no início do inverno, período de aumento do número de casos. “Quanto maior o número de pessoas vacinadas, melhor. A circulação do vírus diminuiu e reduz o número de doentes e de internações”, explica a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão. A campanha de vacinação seguirá até o fim do estoque de vacinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here