Da redação
O gestor informou que está trabalhando junto do governador para aquisição de mais equipamentos
Em uma coletiva de imprensa, o prefeito municipal Dr. Lucas Antonietti anunciou que até março de 2024 o Hospital Regional de Águas Lindas deve estar em pleno funcionamento no município.
De acordo com o gestor, a expectativa é que as obras sejam concluídas em dezembro, mas os serviços só estarão disponíveis para a comunidade apenas no próximo ano. Nesse intervalo, serão adquiridos mais equipamentos e mão de obra.
“Os equipamentos já comprados estão em um almoxarifado em Goiânia, só que houve uma expansão de mais de 6 mil m², então estamos buscando junto do governador e do secretário estadual de Saúde [novas aquisições] para que a gente possa colocar para funcionar”.
A expansão busca agregar com banco de leite e banco de sangue – dois serviços acrescentados por Ronaldo Caiado. O projeto conta com enfermaria, mais de 50 leitos de UTIs, 08 salas cirúrgicas, parte completa de imagens e ambulatório.
Além de atender as demandas de Águas Lindas, o hospital ficará à disposição de toda população do Entorno Oeste, como explica Antonietti. “Nós vamos realizar o atendimento de outros municípios circunvizinhos da nossa cidade”.
Durante a coletiva, o gestor também ressaltou a importância da parceria entre o município e Goiás. “Enquanto os poderes estão unidos para um propósito, conseguimos entregar políticas públicas – esse é um exemplo de serviço público do qual estávamos necessitando”.
Benefícios
A entrega do hospital não trará benefícios somente à área da saúde, como também para o desenvolvimento da cidade, tendo em vista que a obra gerará 500 empregos diretos e indiretos, além de incentivar o comércio e novos serviços.
O investimento no hospital ultrapassa a casa dos R$ 200 milhões. A unidade pode contar também com uma ala de urgência e emergência, mas isso só será definido após a contratação da organização social que assumirá o local.
Na ocasião, Dr. Lucas afirmou que acredita na missão de vida de ter colocado dois médicos, um no município e outro no estado, para que fosse possível a união de forças, a fim de efetivar a entrega do hospital para a comunidade.
“Quem é médico sabe que a coisa mais importante é você salvar vidas ou preservar vidas, então o governador como médico está ouvindo aquilo que foi vocacionado, assim como eu. A minha missão como prefeito está praticamente cumprida nesse sentido. Isso não tem preço”.
O Governo Municipal já recebeu visita de duas instituições, uma delas demonstrou interesse em trazer um curso de medicina à cidade. Para o prefeito, além de ser o maior município do Entorno, Águas Lindas tende a ser referência em saúde no estado.
“Vamos gerar um polo de saúde, ter todas as cirurgias, atendimentos clínicos, vamos ter hemodinâmica – e não se tem hemodinâmica em qualquer lugar – e procedimentos minimamente invasivos, isso projeta a nossa cidade para onde ela merece, lá em cima”, finalizou.