Unidade, que atende também outros municípios do Entorno do DF, conta com serviços diversos, que incluem procedimentos gerais, vasculares, ginecológicos e ortopédicos
O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina Estudos e Desenvolvimento – IMED, conquista um marco importante ao atingir 8.620 cirurgias realizadas entre 2021 e 2024. A unidade oferece um amplo serviço de cirurgias para Formosa e Entorno do Distrito Federal, como procedimentos gerais, vasculares, ginecológicos e ortopédicos, tanto eletivos quanto de urgência e emergência. Esse número destaca o compromisso da instituição em proporcionar cuidados de alta qualidade à comunidade.
Nos últimos anos, o hospital registrou um aumento significativo nas cirurgias eletivas. Em 2021, foram realizadas mais de 980 intervenções, número que subiu para 1.264 em 2023, um crescimento de 28%. Até junho de 2024, foram realizados 795 procedimentos eletivos e a expectativa é de que esse número continue a crescer até o final do ano.
O HEF tem registrado ainda um aumento significativo nas cirurgias de urgência e emergência ao longo dos anos. Em 2021, foram realizadas 673 cirurgias de emergência, número que cresceu para 1.806 em 2022 e para 1.895 em 2023, representando um aumento de mais de 100%. Até junho de 2024 já foram realizadas 1.202 intervenções de emergência, refletindo a contínua demanda e a capacidade de resposta do hospital.
Para a enfermeira e coordenadora do centro cirúrgico, Isabela Pereira, o marco de mais de 8 mil cirurgias realizadas reflete o esforço contínuo do HEF em Formosa e no Entorno do DF para entregar excelência à população. “Os números crescentes de cirurgias realizadas demonstram nosso compromisso em melhorar cada vez mais o atendimento, capacitar as equipes e ampliar o acesso a tratamentos cirúrgicos. A dedicação em oferecer um atendimento eficaz e de qualidade para todos é constante”, conclui Isabela.
Apenas no primeiro semestre de 2024, o HEF contabilizou 50.631 atendimentos no Pronto-Socorro e 112.341 exames laboratoriais. Um dos destaques da unidade é a área de saúde materna. Desde 2020, foram realizados mais de 4 mil partos humanizados, com uma média superior a mil partos por ano. Em 2024, já foram mais de 600 partos, cada um representando um novo começo, acompanhado pelo carinho e competência dos profissionais.
Obras de reforma e ampliação
Os números devem aumentar ainda mais após a obra de reforma e ampliação pela qual passa a unidade, quando o HEF saltará de 85 para 298 leitos, sendo 56 leitos de urgência e emergência e 242 de internação. Atualmente o hospital conta com 21 leitos de clínica médica, 24 leitos de clínica cirúrgica, 20 leitos de UTI, 15 leitos de obstetrícia, 2 leitos de unidade de cuidados intermediários neonatais e 8 leitos de psiquiatria. Os serviços oferecidos no hospital incluem tomografia, raio X, ultrassom, exames laboratoriais, eletrocardiograma e o exame de doppler.
Foto: Divulgação/IMED
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás