Em Santo Antônio do Descoberto, Escola do Futuro de Goiás será pioneira a participar de rodas de conversa do G20, fórum que reúne as maiores economias do mundo
Pela primeira vez, a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) sediará duas rodas de conversa pelo Y20, grupo jovem que atua dentro do G20. O evento ocorrerá no dia 16 de outubro, a partir das 9h da manhã, na Escola do Futuro de Goiás em Santo Antônio do Descoberto. A iniciativa espera reunir 200 estudantes do ensino médio de escolas públicas, além dos próprios alunos da instituição, para discutir temas relevantes para o futuro da juventude e a cooperação tecnológica entre Brasil e Itália.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou a importância desse encontro. “Trazer o G20 Social para o Entorno é uma ação inédita e extremamente significativa para a nossa região. Nossos estudantes terão a chance de discutir o futuro ao lado de representantes internacionais, abrindo portas para novas possibilidades de intercâmbio e desenvolvimento que podem transformar a vida desses jovens”, afirma.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, destaca que é essencial expor temas de política e governança global aos jovens goianos. “Isso faz parte da estratégia do governo de Goiás de trazer o mundo até nossa população, assim como levar o estado para o mundo. Temos buscado promover intercâmbios entre nossos estudantes e instituições de ensino e do mercado exterior nas áreas de tecnologia e artes.”
A Escola do Futuro de Goiás é uma instituição de ensino profissionalizante que oferece cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e artes. São seis unidades no estado, contando com duas na RME. A instituição é mantida pela Secti, dentro do Goiás Social, e conta com o apoio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) nas unidades em Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. A aproximação entre o G20 e a Escola do Futuro foi mediada pela SEDF-GO.
Rodas de conversa
Uma das rodas será com Ismael Lopes, psicólogo membro da Coordenação Ampliada da Frente de Evangélicos, do Conselho de Participação Social da Presidência da República e do G20 Social. Ele abordará os próximos passos para o desenvolvimento econômico sustentável. Em outra roda de conversa, o adido científico da Embaixada da Itália no Brasil, Fabio Naro, discutirá as transferências de conhecimento e as oportunidades de intercâmbio tecnológico entre Brasil e Itália.
O G20 é um fórum que reúne as maiores economias do mundo para debater e cooperar em questões globais, como economia, desenvolvimento sustentável e comércio. O grupo é formado por 19 países e a União Europeia, representando cerca de 85% do PIB global. Além das reuniões entre líderes dos países-membros, o G20 conta com grupos de engajamento, como o Y20, que foca nas juventudes e suas perspectivas para o futuro.
Fotos: Secretaria do Entorno do DF
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás