Da redação
As proposituras buscam mais economia e boa aplicação do recurso público do DF
Com objetivo de combater o comércio ilegal de tampas de bueiros e cabos de telefonia, o deputado distrital, Eduardo Pedrosa, apresentou dois projetos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
No início deste mês, foi aprovado em primeiro turno o projeto de Lei nº 1.761/2021, que trata da aplicação de mais penalidades às pessoas que furtarem cabos e fios metálicos, com a instituição de multas administrativas.
A segunda proposta, aprovada por meio do projeto de Lei n° 2554/2022, dispõe da aplicação de multa para os estabelecimentos que comercializem ou adquiriram tampões ou grades de bueiros, caixas de inspeção de telefonia subterrânea e tampas da rede de esgoto.
De acordo com o autor dos projetos, a Novacap estima um gasto de R$ 400 mil por ano para reposição de tampas e grelhas. As proposituras buscam mais economia e boa aplicação do recurso público do DF.
Com as medidas, Pedrosa visa mais conforto e seguridade aos ciclistas, motociclistas e pedestres, tendo em vista o número de acidentes ocorridos na região. Em redes sociais, o distrital também comentou sobre o furto de cabos no metrô que aconteceu no mês passado.
“Recentemente teve furto de cabos no sistema do metrô, parou o metrô da cidade por conta disso. Por isso protocolamos esse projeto de lei, que endurece as multas e penas para aqueles que fizerem receptação desses materiais”, explicou.
A publicação contou com diversos elogios ao parlamentar. “Parabéns, deputado Eduardo. Os prejuízos e riscos com estas tampas abertas são avassaladores. Muito importante esta atitude”, comentou Alexandre Maurício.