A Câmara Legislativa do Distrito Federal, celebrou na manhã desta quinta-feira (12/12) o segundo aniversário de Água Quente. Realizado na sede da Administração Regional, o evento, de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), prestigiou a comunidade local e debateu ações necessárias para ampliar o desenvolvimento da região.
Localizada na divisa com Goiás e, anteriormente, considerada parte do Recanto das Emas, Água Quente foi oficializada Região Administrativa do Distrito Federal em 21 de dezembro de 2022 pela Lei 7.191. Segundo Vianna, desde sua criação, a região enfrenta diversos desafios relacionados à infraestrutura e à prestação de serviços públicos.
O parlamentar também destacou ter destinado mais de 5 milhões em emendas parlamentares para o planejamento urbano de Água Quente. “Desde 2022, a região está no Diário Oficial, no mapa e nas placas. Água Quente já é conhecida e reconhecida em todo território do DF. Esse aspecto simbólico não pode ser negligenciado”, frisou Vianna.
Vianna também firmou compromisso de expandir o Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos, instituído pela Lei 7.308/23, até Água Quente. O projeto tem objetivo de promover saúde e bem-estar a população idosa da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a redução dos custos com a saúde pública.
Daniel Radar, representante da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), também anunciou investimento na construção de um complexo educacional em Água Quente, que incluirá um Centro de Educação da Primeira Infância, uma escola classe, um jardim de infância e um centro educacional. “Este ano, a senadora já aprovou, através de emendas de bancada, R$ 26 milhões de reais para iniciar esse projeto para região de Água Quente”, afirmou.
Educação
Mariana Ayres Fonseca Neta, coordenadora regional de ensino do Recanto das Emas, destacou as dificuldades educacionais da região, mas também enalteceu as conquistas recentes. Ela também enfatizou a necessidade de construção de mais unidades escolares em Água Quente para que os alunos não precisem se deslocar para regiões administrativas vizinhas a fim de ter acesso à educação.
“Ainda não está da forma que gostaríamos, mas não podemos deixar de reconhecer o que já avançamos na cidade. Quando cheguei aqui tínhamos três escolas. Hoje nos temos uma creche e mais uma escola que foi inaugurada este ano. Agora, estamos com a autorização e aprovação para construção das demais escolas”, pontuou.
Vianna, ainda, reforçou a importância de atender às necessidades educacionais de todas as crianças, especialmente daquelas com neurodiversidade. Durante o evento, ele ressaltou a aprovação do projeto que permitirá a realização de laudos nas escolas públicas do DF, facilitando o diagnóstico e o acompanhamento de alunos atípicos.
Agência CLDF