Lula Indica Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para PGR: Nomes aguardam aprovação do Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, as indicações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República. As escolhas foram confirmadas por Lula a aliados, e a expectativa é que os nomes sejam aprovados no Senado antes do recesso parlamentar, iniciado em 23 de dezembro.
Flávio Dino, considerado favorito desde outubro para ocupar a vaga no STF deixada pela ministra Rosa Weber, teve sua indicação apoiada por Lula, apesar de sugestões de outros aliados para o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Lula defendeu Dino, destacando que o ministro tem sido alvo de ataques infundados.
Em relação a Paulo Gonet para procurador-geral da República, Lula já o havia ouvido em setembro, durante um encontro que também incluiu o subprocurador Antonio Bigonha, cotado por suas críticas à Operação Lava-Jato. Segundo aliados, a escolha de Gonet visa manter uma relação positiva com o Judiciário.
A aprovação no Senado antes do recesso parlamentar é a meta da equipe de Lula, que antecipa uma tramitação eficiente das indicações para esses cargos-chave.