Israel bombardeia Gaza e Netanyahu diz que fase ‘intensa’ da guerra está prestes a terminar

0
6

Israel bombardeou Gaza nesta segunda-feira 24, um dia após o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, afirmar que a fase “intensa” da guerra contra o Hamas está prestes a terminar em Rafah, no sul do devastado território palestino.

“A fase intensa dos combates contra o Hamas está prestes a terminar”, declarou Netanyahu ao Channel 14, em sua primeira entrevista à imprensa local desde o início da guerra contra o movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro.

O primeiro-ministro israelense, que enfrenta pressões internas e externas cada vez mais intensas, destacou que isto “não significa que a guerra esteja a ponto de terminar, mas que a fase intensa da guerra está prestes a terminar em Rafah”.

Os soldados israelenses lançaram no início de maio uma ofensiva terrestre na cidade, localizada no extremo sul da Faixa de Gaza e onde dezenas de milhares de palestinos buscaram refúgio dos combates em outras partes do território.

A localidade foi alvo de disparos de artilharia nesta segunda-feira. Também foram registrados bombardeios no campo de refugiados de Nuseirat, no centro, e no bairro de Zeitun, na Cidade de Gaza, ao norte, onde houve combates, segundo testemunhas.

“Já não há água nem comida. Estamos totalmente encurralados”, relatou Haitham Abu Taha, um palestino que retornou a Rafah.

Netanyahu, que lidera uma coligação de partidos de direita e de extrema direita, indicou, quando questionado sobre o pós-guerra em Gaza, que Israel manterá “o controle militar em um futuro próximo”.

O premiê israelense também afirmou nesta segunda-feira perante o Parlamento que está “comprometido com a proposta israelense” que foi aprovada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de cessar-fogo, mas afirmou que seu país não vai acabar com a guerra enquanto não eliminar o Hamas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here