Bicampeão. Dois gols em finais. Atleta mais jovem da história a marcar em duas decisões de Uefa Champions League, superando ninguém menos do que Lionel Messi
Os torcedores que lotaram as arquibancadas em no Estádio de Wembley, em Londres, foram testemunhas oculares da atuação de um brasileiro que corou outra temporada de elite entre os melhores do mundo.
E isso passa pela reinvenção do novo astro que enverga a pesada camisa 7 do Real Madrid.
O número que ficou eternizado com lendas do Santiago Bernabéu como Raymond Kopa, Raúl e Cristiano Ronaldo, sendo os últimos dois dos três maiores artilheiros da história do clube.
A missão de Vinicius Jr no início da temporada era ocupar vazio de protagonismo deixado por ninguém menos do que Karim Benzema, justamente o 2º maior goleador merengue em todos os tempos.
Aos 23 anos, Vini se reinventou para terminar a temporada como o artilheiro do Real Madrid ao chegar ao 24º gol, superando os 23 de outro fenômeno, Jude Bellingham.
Essa, inclusive, termina como a temporada mais goleadora de Vinicius Jr pelo clube merengue desde que desembarcou em Madri, com as 24 bolas na rede em 39 jogos.
Desses 24 gols sob o comando de Carlo Ancelotti, quatro aconteceram na fase mata-mata da Champions, incluindo os dois no decisivo empate em 2 a 2 diante do Bayern de Munique pela semifinal. Soma-se ao pacote “decisivo” as duas assistências contra o Manchester City no 3 a 3 eletrizante no Santiago Bernabéu.
Na temporada em que assumiu a condição de protagonista do maior clube do mundo, a cria do Flamengo ampliou sua atuação no combate ao racismo em jogos de LALIGA, sendo a voz de potência contra as manifestações discriminatórias em campos de futebol.
Herdeiro legítimo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, Vinicius Jr terminou a partida dentro de Wembley credenciado como favorito à Bola de Ouro na temporada.
“Realizando mais um sonho junto com esse clube maravilhoso, com essa equipe que faz tudo um pelo outro. Por isso chegamos até aqui em um ano muito difícil, em que tivemos muitas lesões. Desde a primeira lesão, do Tibu (Courtois), falamos que íamos fazer de tudo para chegar na final para que todos pudessem estar junto com a gente. O Tibu agarrou, Mili entrou, Alaba está quase para voltar. Um ano maravilhoso para todos nós, em que lutamos muito pelo nosso espaço. Sofremos em todos os jogos, mas ganhamos outra vez. Parece muito fácil, mas é complicado, porque nem todos podem jogar e ganhar tantas finais. Me sinto realizado e quero estar para sempre aqui, porque o Real Madrid tem algo que nem todos têm”, disse Vinicius à TNT.
“Fico muito feliz pelos números que estou construindo. Às vezes esqueço do tamanho (dos feitos) porque estou vivendo tudo agora, então acabo aproveitando cada momento com minha família e meus companheiros. Um dia falei que queria que todos os brasileiros torcessem por mim. Fazer as coisas como tenho feito é muito importante, porque cada vez mais tenho mais pessoas comigo do que contra mim. Quero seguir quebrando recordes porque jogar futebol é algo que eu sempre sonhei. Saí de muito longe para chegar até aqui e trabalhei bastante. Agradeço à minha família que deixou de realizar os sonhos deles para viver esse junto comigo. Fico feliz de estar dando tudo certo”.
Números de Vinicius Jr desde que chegou ao Real Madrid:
- Temporada 2018/19: 36 jogos e 8 gols (média de 0,22 G/J)
- Temporada 2019/20: 38 jogos e 5 gols (média de 0,13 G/J)
- Temporada 2020/21: 49 jogos e 6 gols (média de 0,12 G/J)
- Temporada 2021/22: 52 jogos e 22 gols (média de 0,42 G/J)
- Temporada 2022/23: 55 jogos e 23 gols (média de 0,42 G/J)
- Temporada 2023/24: 39 jogos e 24 gols (média de 0,62 G/J)