Publicada portaria do Governo de Goiás que autoriza reformas em trajetos do Caminho de Cora Coralina

Documento da Secretaria de Meio Ambiente prevê revitalização de mais de 42 quilômetros do percurso nos Parques dos Pirineus e Serra de Jaraguá. Também permite adequações para maior conforto de quem faz a trilha

Caminho de Cora Coralina possui um percurso total de cerca de 300 quilômetros e cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, publicou nesta sexta-feira (04/09), no Diário Oficial do Estado, a Portaria 99/2020 que autoriza reforma e adequações nos trajetos do Caminho de Cora Coralina nos Parques dos Pirineus e Serra de Jaraguá. Serão revitalizados mais de 42 quilômetros de percurso. A decisão terá validade até a publicação do Plano de Manejo de cada uma das unidades.

A portaria também permite a implantação de novas estruturas, necessárias ao trajeto do Caminho de Cora Coralina, que garantam a integridade, segurança e monitoramento dos visitantes. A medida vai beneficiar aventureiros que optam por essa trilha de longo curso.

Com cerca de 300 quilômetros, o percurso cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.

O trajeto no interior do Parque dos Pirineus contará com trilha de 18 quilômetros, passando pela Guarita de Cocalzinho de Goiás e saindo em Pirenópolis. No caminho, está prevista a passagem pelo Pico dos Pirineus.

Já no Parque Serra de Jaraguá a trilha terá 24,2 quilômetros extensão. O Caminho de Cora neste trajeto vai do acesso Sul, saindo na parte Norte, com a passagem pela Rampa de Parapente e pelo Poção.

A portaria também estabeleceu o horário de funcionamento do trajeto no Caminho de Cora Coralina nos dois parques, que será único: das 8 às 17h. As unidades estarão fechadas às segundas-feiras, para manutenção interna. A exceção será no caso de feriados ou recessos, quando o fechamento será adiado para o primeiro dia útil posterior.

O Caminho Cora Coralina tem como propósito interligar os municípios, povoados, fazendas e atrativos, passando por antigos trajetos, numa rota turística para caminhantes e ciclistas. Hoje, o roteiro está consolidado, atendendo com hospedagem e alimentação ao longo de todo o percurso.

Uma associação com mais de 30 empreendedores foi formalizada e conta com mais de meia centena de colaboradores e voluntários que oferecem apoio em diversas áreas, cumprindo a missão de transformar o Caminho de Cora em um roteiro de história, natureza, gastronomia e poesia.

Foto: Vinícius Schmidt

Secretária de Comunicação – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here