Hábitos simples ajudam a manter uma vida saudável

Hábitos simples ajudam a manter uma vida saudável (2)Todos os anos um tema é escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e neste ano a abordagem é em torno da alimentação saudável: “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”.  A Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) querem garantir a segurança em toda a cadeia alimentar – do produtor ao consumidor.

O papo é mesmo sério! Você sabia que alimentos contaminados podem causar mais de 200 doenças? A Dra. Thaysa Gabriela Lobo, médica da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Novo Gama, também orienta que é preciso consumir apenas água filtrada e manter o cuidado com a manipulação alimentar. Além disso, nunca usar medicamentos por conta própria, porque apenas o serviço de saúde tem capacidade de fazer diagnósticos e orientações corretas.

E os sintomas não são nada agradáveis para quem ingere água ou alimentos contaminados: “Geralmente as pessoas chegam aqui com uma gastroenterite, que é uma diarreia, fortes dores abdominais, vômitos e às vezes com picos febris – a famosa virose.”, explica a médica.

Mas você pode relaxar agora, porque a OPAS e a OMS nos contaram cinco segredinhos para evitarmos a contaminação: mantenha a limpeza; separe os alimentos crus dos cozidos; cozinhe bem os alimentos; mantenha eles em temperaturas adequadas e use água e matérias-primas seguras;

“A segurança alimentar e a boa nutrição são indissociáveis. O consumo inadequado de determinados tipos de alimentos ou ingredientes, como excesso de sal, açúcar e gorduras, podem levar a ocorrência de algumas doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. Paralelamente, a prática de atividades físicas também é essencial para a saúde de qualquer indivíduo”, disse a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) em um comunicado.

Pronto, agora você pode levar uma vida mais saudável! Multiplique a ideia e ajude pessoas!

Assessoria de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here