Em meio à pandemia, Governo de Goiás firma parcerias e garante proteção a mais de 7 mil idosos

Desde maio, 27 instituições de longa permanência conveniadas com o Estado já foram beneficiadas com ações que vão desde doação de alimentos até testagem da Covid-19

Com parcerias firmadas com instituições da sociedade civil e setor privado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), fortalece as ações sociais voltadas para as instituições que acolhem idosos, principalmente aquelas de longa permanência, durante o período de pandemia da Covid-19. Desde o início do mês de maio, já foram estabelecidas parcerias com sete entidades, que beneficiaram mais de 7 mil pessoas com mais de 60 anos no Estado.

Foram firmadas parcerias com o Itaú, o Banco do Brasil, a Enel, o Lions Clube Marista, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Goiás (OAB-GO), a PUC TV e a Maçonaria, que resultaram em ações que propiciaram mais segurança e conforto para os idosos, que fazem parte dos grupos de risco em relação à pandemia de coronavírus.

“Adotando todos os cuidados necessários, a Gerência da Pessoa Idosa, da Seds, não deixou de apoiar as instituições de idosos nesse período de isolamento social”, afirma a secretária da Seds, Lúcia Vânia.

A secretária informa que as equipes prestaram todo o apoio técnico para que as instituições tivessem acesso aos benefícios governamentais e orientaram os gestores das unidades em relação às medidas de proteção e sanitária preconizadas pelos organismos de saúde.

A Seds garantiu também que não faltassem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e produtos de higiene e higienização dos ambientes aos abrigos. A secretaria forneceu 291 kits de EPI, álcool em gel e produtos de limpeza a abrigos de todo o Estado.

Por meio da parceria da Seds com o Banco Itaú, 27 instituições de longa permanência para idosos (Ilpis) receberam a doação de kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio, TV, oxímetro, medidor de temperatura corporal e, também, EPIs, álcool em gel e materiais de limpeza.
Além disso, foi oferecida testagem da Covid-19 para 1.878 pessoas envolvidas com essas instituições, sendo 713 servidores e 1.165 idosos. Ao todo, foram doados R$ 405 mil em EPIs, 27 máquinas de lavar, 27 secadoras, 27 televisões, 108 tablets e 162 rádios.

As entregas dos equipamentos foram feitas pelas equipes da Seds, bem como o acompanhamento dos profissionais de saúde responsáveis pelos testes nas 27 Ilpis, divididas em seis municípios goianos: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.

O Banco do Brasil, por meio de sua Fundação, destinou R$ 65 por mês para cada idoso acolhido em abrigo para reforçar o programa nutricional e de auxílio para água e energia durante o período de pandemia.

Para os próximos dias, serão entregues produtos necessários à segurança e conforto dos idosos em 171 Ilpis cadastradas junto ao Ministério da Família e Direitos Humanos. A medida é fruto de uma ação da Seds com o governo federal.

Para minimizar o impacto psicológico do isolamento social, que suspendeu as visitas aos idosos que moram nas instituições, a Seds, em parceria com profissionais de todas as áreas, promove atividades lúdicas, atendimento psicológico e atrações culturais, com o objetivo de afastar a solidão que atinge de forma mais intensa esse público.

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here