Nutrição e queda de cabelo

Por: Milton Gonçalves

Assim como o nosso corpo, os cabelos também precisam de vitaminas e minerais para se manter saudáveis. A carência nutricional de alguns minerais não somente compromete o funcionamento do nosso organismo de maneira geral, mas também contribui para um aumento na queda capilar. Mas você sabe qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Um dos primeiros sinais da carência nutricional é a queda capilar e unhas quebradiças, já que grande parte das vitaminas têm ação importante na saúde dos fios, pele e unhas. No entanto, muitas pessoas desconhecem quais são as vitaminas importantes para a saúde do cabelo e onde encontrá-las.

Certos alimentos como a soja, as lentilhas ou o alecrim podem ser utilizados contra a queda de cabelo, pois fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar.

Alguns destes alimentos podem ser simplesmente aplicados nos cabelos como é o caso do vinagre de maçã  que Auxilia na digestão da proteína, fazendo com que esta seja melhor aproveitada pelo organismo. Ele pode ser utilizado de forma tópica ou pode ser ingerido pois ambas as formas evitam a queda de cabelo; 

Qual a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B também conhecida como B7 ou vitamina H, e está relacionada ao metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Encontrada em abundância na gema do ovo, tomate, nozes e amendoim, a biotina em baixas concentrações no organismo pode provocar a queda de cabelo, já que a vitamina tem ação direta na produção da proteína que compõe a fibra capilar, chamada queratina.

Vitamina D e Frutos do mar

A vitamina D é encontrada em abundância nos raios solares, sendo indicado um banho de sol de aproximadamente 15 minutos todas as manhãs para garantir que a pele e os cabelos absorvam o nutriente necessário. Por ter relação direta na estrutura do fio e ciclo de crescimento dos cabelos, uma deficiência de vitamina D pode causar a queda capilar e até mesmo agravar quadros já existentes. Frutos do mar: São ricos em magnésio, essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fios;

a vitamina D pode ser encontrada facilmente frutos do mar como peixes, lagostas e camarões
A vitamina D pode ser encontrada facilmente nos frutos do mar como peixes, lagostas e camarões

Além do sol, a vitamina D também pode ser encontrada em frutos do mar e óleo de fígado de bacalhau.

Vitaminas do complexo B

Além da biotina, as demais vitaminas do complexo B também contribuem para a saúde dos fios, e deixar de ingerir as doses diárias recomendadas desse nutriente pode resultar em um aumento da queda de cabelos. Isso porque essas vitaminas atuam diretamente na saúde dos cabelos, olhos, pele, nervos, fígado e boca.

Ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes para o corpo humano, já que auxilia no transporte do oxigênio para todos os órgãos do corpo. Quando está em concentrações muito baixas, pode comprometer a absorção das demais vitaminas importantes para a saúde do organismo e dos cabelos, explicando uma das causas da perda dos fios em decorrência de quadros de anemia. 

Além disso, pacientes com anemia tendem a ter cabelos mais fracos em decorrência da falta de oxigênio no couro cabeludo.

O ferro pode ser encontrado facilmente em alimentos como a carne vermelha, espinafre, brócolis e feijão.

Zinco

Por atuar no crescimento e reparação do tecido capilar, o zinco é um mineral bastante importante quando o assunto é a saúde dos cabelos. Além disso, o mineral também ajuda a manter o funcionamento adequado das glândulas de óleo ao redor dos folículos, que produzem o sebo que protege e hidratar o couro cabeludo.

Apesar da deficiência de zinco causar a queda de cabelo, concentrações muito elevadas de zinco no organismo também contribui para uma perda em excesso dos fios.

uma das principais fontes de zinco é a lentilha
Uma das principais fontes de zinco é a lentilha

O zinco é encontrado em alimentos como gérmen de trigo, sementes de abóbora, carnes bovinas e lentilha.

Vitamina A

A vitamina A é um nutriente encontrado em alimentos como cenoura, abóbora, couve, espinafre e batata-doce, e tem grande influência no crescimento dos cabelos e também nas células do organismo. Em conjunto, a vitamina A é a responsável por auxiliar na produção do sebo capilar, que auxilia a hidratar a raiz dos cabelos e proteger os fios.

Apesar da falta de vitamina A causar a queda capilar, o excesso dessa vitamina em nosso organismo também pode ser um dos motivos que levam à perda de cabelo. Com isso, é indispensável que os níveis de vitamina A sejam sempre controlados por um especialista.

Proteína

Embora não seja uma vitamina, a proteína também é essencial para a saúde capilar, já que grande parte da estrutura das fibras capilares são feitas da substância. Apesar de ser considerada rara, a deficiência de proteína também pode ocasionar a queda de cabelos, podendo até mesmo diminuir o crescimento dos fios.

A proteína é encontrada em alimentos como ovo, leite e derivados e carnes em geral.

Quais outras vitaminas são importantes para o cabelo?

Vitamina C

Apesar da deficiência de vitamina C não causar a queda de cabelo, o nutriente é extremamente importante para a saúde das mechas, já que evita o envelhecimento do cabelo e protege os fios dos radicais livres.

Além do mais, a vitamina C ainda atua na produção de colágeno, uma proteína importante para a estrutura dos fios.

O nutriente é encontrado principalmente em frutas cítricas como limão, laranja, morango e também na goiaba.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante natural que previne o estresse oxidativo, evitando o envelhecimento dos fios. Um estudo identificou que a suplementação com vitamina E durante 8 meses contribuiu para um aumento de 34,5% no crescimento capilar, comparando com o período anterior ao da pesquisa.

a amêndoa é uma oleaginosa rica em vitamina E, nutriente essencial para a saúde dos cabelos
A amêndoa é uma oleaginosa rica em vitamina E, nutriente essencial para a saúde dos cabelos

Essa vitamina está presente em sementes de girassol, espinafre, abacate e amêndoas

Como tratar a falta de vitamina que causa a queda de cabelo?

Além de aumentar a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes, em alguns casos pode ser necessário fazer a suplementação das vitaminas que estão em deficiência no organismo.

Isso porque algumas pessoas não conseguem ingerir as quantidades indicadas dos nutrientes apenas por meio da alimentação.

Invista em alimentos ricos nesses nutrientes para compor a sua dieta. Caso suspeite de alguma deficiência nutricional, procure um nutricionista para identificar se essa poderia ser a causa da sua perda de cabelo em excesso.

Receitas contra queda de cabelo

1. Suco de cenoura com pepino 

O suco verde para queda de cabelo é um excelente remédio caseiro preparado com pepino, cenoura e alface.

Ingredientes

  • ½ pepino
  • ½ cenoura
  • 3 folhas de alface
  • 300 ml de água

Modo de preparo

Cortar todos os ingredientes em pequenos pedaços  adicioná-los no liquidificador e bater bem. Beba pelo menos 1 copo por dia.

Os ingredientes utilizados nesse remédio caseiro são excelentes para a saúde do cabelo, eles ajudam no crescimento e no fortalecimento dos fios, evitando assim a sua queda. Além dos benefícios capilares, o suco verde é uma ótima opção para quem quer manter a pele saudável e jovem, pois suas vitaminas e minerais contribuem para a elasticidade, tonificação e rejuvenescimento das células da derme.

2. Vitamina de mamão com aveia

Esta receita é deliciosa e ajuda a combater a queda de cabelo, e ainda favorecendo o seu crescimento. 

Ingredientes

  • Iogurte natural
  • 3 colheres de aveia
  • meio mamão
  • 1 colher de ginseng em pó

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e tomar a seguir, todos os dias. 

Fonte: Edibrasilia.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here