Obra deve beneficiar 100 mil motoristas e melhorar segurança viária na região
O Viaduto do Riacho Fundo, localizado na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), está na etapa final das obras, com conclusão do asfaltamento dos acessos e instalação de meios-fios. A governadora em exercício, Celina Leão, e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, acompanharam de perto o andamento do projeto nesta terça-feira, destacando a relevância da obra para a população do Riacho Fundo e para quem utiliza a via diariamente.
“Este viaduto era uma demanda antiga da população local e de motoristas de regiões como Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. Acreditamos que ele trará uma melhoria significativa para o trânsito diário dessas pessoas”, declarou Celina Leão durante a visita.
Nos próximos dias, serão realizadas as etapas finais, como pintura de sinalização viária e paisagismo, com o plantio de grama e recomposição ambiental. O viaduto, que contou com um investimento de mais de R$ 23 milhões e gerou 300 empregos, foi executado pela empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). O projeto promete desafogar o trânsito para cerca de 100 mil motoristas que trafegam pela EPNB diariamente.
A obra foi projetada para resolver o congestionamento no balão de acesso ao Riacho Fundo e à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras, particularmente nos horários de pico. O novo viaduto, construído em trincheiras, terá duas pistas subterrâneas, atendendo aos dois sentidos da via: uma para quem segue em direção a Samambaia e outra para quem se desloca rumo ao Plano Piloto. Segundo Fauzi Nacfur, presidente do DER, a obra elimina o antigo entroncamento em nível, proporcionando maior segurança e fluidez ao tráfego.
Segurança para os pedestres
O complexo viário inclui medidas de segurança para pedestres, com a instalação de gradis de metal que previnem travessias arriscadas, especialmente nos pontos com passarelas. Essas estruturas foram estrategicamente posicionadas: na altura de Samambaia, próximo ao DER-DF; no Riacho Fundo, perto do viaduto e após o balão no sentido Samambaia; e no Núcleo Bandeirante, abaixo da passarela. Adicionalmente, foram instalados gradis após a rotatória, no sentido do Plano Piloto, para aumentar a segurança dos pedestres que utilizam a via.