Seminário celebra conquistas do programa Alfaletrando no DF

Encontro reúne educadores para destacar avanços na alfabetização e metas para o futuro

Na manhã desta quinta-feira, a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) sediou o Seminário de Encerramento do Curso Alfaletrando. O evento marcou a conclusão de um ciclo formativo que envolveu 3.200 professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos ao longo do ano, em alinhamento ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CMCA).

A subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Iêdes Braga, destacou a relevância do programa para consolidar políticas públicas de alfabetização. “O Alfaletrando é essencial para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental. Esse alinhamento fortalece nossas ações e reforça nosso compromisso com a educação de qualidade”, afirmou.

A formação continuada foi apontada como um dos principais eixos do programa, garantindo suporte aos professores na execução de estratégias pedagógicas inovadoras. “Os resultados apresentados hoje pelos educadores evidenciam o sucesso do Alfaletrando em aprimorar práticas de ensino e aprendizagem”, ressaltou Linair Ferreira, diretora da Eape.

Compromisso com a alfabetização

O Seminário também contou com a presença da coordenadora-geral de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Mônica de Souza, que destacou o papel do Alfaletrando no cumprimento do CMCA. “O esforço coletivo da SEEDF é exemplar. Essa política garante às crianças o direito de aprender na idade certa, respeitando as características e desafios do território”, explicou.

Segundo Mônica, a construção de políticas efetivas de alfabetização envolve mais do que a relação em sala de aula, abrangendo gestão, recursos e formação continuada. Avaliações formativas foram apontadas como ferramentas essenciais para fortalecer o processo de ensino. “Os dados obtidos nessas avaliações são fundamentais para melhorar as práticas e alcançar as metas estabelecidas”, concluiu.

Troca de experiências e planejamento futuro

Durante o encontro, educadores e coordenadores pedagógicos compartilharam práticas bem-sucedidas desenvolvidas ao longo do ano em painéis temáticos. Foram apresentados exemplos de estratégias implementadas em todas as 14 Regionais de Ensino do DF, com apoio de 105 articuladores pedagógicos.

Na parte da tarde, o foco será o acompanhamento do processo de alfabetização nas escolas atendidas, reforçando o compromisso de alfabetizar plenamente todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O seminário, além de celebrar as conquistas de 2024, também foi uma oportunidade de inspiração para enfrentar os desafios futuros.

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