Obra de 1,5 km facilitará o tráfego de veículos e a mobilidade de pedestres e ciclistas

As obras de pavimentação da DF-205, via fundamental para o deslocamento na região da Fercal, tiveram início e prometem beneficiar a mobilidade local. O projeto dá continuidade à pavimentação entregue no ano passado e está sendo executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), com um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões. O trecho em obras vai do km 9,6 ao km 11,1, na Região Administrativa de Sobradinho, e está sob a responsabilidade da empresa RR Terraplenagem e Construções LTDA.
Atualmente, cerca de 60 trabalhadores atuam na execução da obra. Segundo a engenheira responsável pelo projeto no DER-DF, Paula Emanoela Silva Almeida, as equipes concentram-se nas etapas iniciais, como terraplanagem, aterros e supressão vegetal. Posteriormente, serão realizados os trabalhos de pavimentação, drenagem, sinalização viária e a construção de uma ciclovia.
“A pavimentação desse trecho é essencial para desafogar o tráfego na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A ciclovia que será entregue também trará mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Essa via tem um grande fluxo de caminhões, especialmente das cimenteiras da região, e a melhoria na infraestrutura vai garantir mais eficiência no transporte de cargas”, explica Almeida.
Infraestrutura e qualidade de vida
Além de otimizar a mobilidade e reduzir os transtornos causados pela poeira e lama, a pavimentação da DF-205 facilitará o acesso da população a serviços essenciais e contribuirá para o desenvolvimento econômico da região.

Moradora da Fercal desde 1997, a aposentada Fátima Viégas, de 70 anos, comemora o início da obra. “Esperamos muito por isso. Com a poeira, a seca se tornava insuportável e as crianças ficavam doentes com frequência. Esse benefício melhora a qualidade de vida e valoriza a região”, afirma.
Ela destaca, ainda, a importância da ciclovia no projeto. “Sempre tive o hábito de caminhar, mas tinha que parar toda vez que passava um carro, por causa da poeira. Quando chovia, era lama por todo lado. Agora, com a ciclovia, será muito melhor”, celebra.
O administrador da Fercal, Fernando Madeira, ressalta que a DF-205 também desempenha um papel estratégico para o escoamento da produção agrícola, facilitando o acesso à DF-206, no sentido de Brazlândia.
“A pavimentação desse trecho reforça o compromisso do governo com a Fercal e com as áreas rurais do Distrito Federal. Essa obra traz mais conforto e segurança para os moradores, produtores rurais e estudantes das comunidades de Ribeirão e Córrego do Ouro. A população está satisfeita ao ver o trabalho avançando com qualidade e dedicação”, enfatiza Madeira.