Moradores do Dorothy Stang, em Sobradinho, comemoram chegada da água encanada

Nova rede de abastecimento beneficiará cerca de 3 mil pessoas da região

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, neste sábado (9), os primeiros hidrômetros ligados à nova rede de abastecimento através da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Desde agosto de 2023, vem sendo realizada a construção da tubulação de 9.837 metros para atender aproximadamente 3 mil residentes. Dos 757 lotes na região, 515 já solicitaram a ligação de água.

O assentamento está situado a 30 km do Plano Piloto, no Setor Habitacional Nova Colina. A meta da Caesb é prover todo o setor com água potável, para isso, está em andamento a construção de um sistema com cerca de 27 mil metros, com investimento de R$ 11,6 milhões, beneficiando 17 condomínios e mais de 13 mil habitantes.

Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha firmou um acordo de cooperação técnica entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e a Caesb, facilitando a entrada dos moradores em programas habitacionais através do compartilhamento de informações.

“O Dorothy Stang era uma grande preocupação nossa. Nós temos um compromisso com a população da região desde 2019. Conseguimos a aprovação da Área de Regularização de Interesse Social (Aris) em 2021, com o projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Legislativa, e agora estamos com um avançado processo de regularização na Codhab, para que a gente possa dar tranquilidade àquelas famílias”, afirmou Ibaneis Rocha. “Nós vamos continuar trabalhando para regularizar a área, chegando ao ponto de entregar os documentos para todos eles”, acrescentou o governador.

Luís Antônio Reis, presidente da Caesb, destacou que garantir o abastecimento constante de água é essencial para a qualidade de vida e a cidadania dos cidadãos.

“É o primeiro comprovante de endereço de muitas famílias, ou seja, cidadania pura. A pessoa vai poder comprar um forninho parcelado, por exemplo, além de não ter que acordar às 4h para buscar água. Ela terá um chuveiro em casa, água para lavar a louça, e ainda vai ter um endereço em uma conta oficial de uma empresa pública”, afirmou.

A área conhecida como Dorothy Stang foi selecionada como a primeira a ser beneficiada por esse serviço público. Classificada como Área de Regularização de Interesse Social (Aris), ela está em processo de regularização fundiária desde 2022, possibilitando a instalação de infraestrutura na região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here