Nova etapa do processo de modernização inclui aquisição de máquinas para facilitar recarga e acesso
Desde 2018, o Metrô-DF tem investido na modernização do sistema de bilhetagem, com o objetivo de evitar a perda de arrecadação e melhorar a experiência do usuário. O próximo passo será a aquisição de terminais de autoatendimento (ATMs) para facilitar a compra de créditos e a recarga de cartões, com previsão para implementação ainda sem data definida.
A Diretoria de Operação e Manutenção (DOM) já iniciou os estudos para a fase de automação, que visa aprimorar a compra e o controle de bilhetes. Márcio Aquino, titular da DOM, afirma que a automatização permitirá a priorização de atividades de apoio e orientação aos usuários, além de contribuir para a gestão administrativa e operacional do sistema.
Com a instalação de 63 terminais em 27 estações, a previsão é que os usuários possam realizar a recarga dos cartões SBA (Sistema de Bilhetagem Automática), adquirir QR Codes para viagens e fazer pagamentos via espécie, cartão ou Pix. A companhia também está desenvolvendo o termo de referência e edital de licitação para contratar a locação, operação assistida e manutenção dos equipamentos.
Passos para a modernização
Até 2019, o Metrô-DF operava com dois sistemas de bilhetagem, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), que não eram integrados e estavam desatualizados. Com a assinatura de um novo contrato de tecnologia, o Metrô-DF conseguiu descontinuar o SBE, modernizar o parque tecnológico e integrar os sistemas, além de aumentar o número de bloqueios de entrada, passando de 63 para 110, eliminando filas e reclamações dos usuários.
Além disso, o número de equipamentos de venda foi ampliado de 67 para 69 e, em 2022, foi implementado o EMV (Europay, Mastercard e Visa), que permite o pagamento por aproximação diretamente nos bloqueios. Com isso, os usuários podem acessar as estações com cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches e pulseiras de pagamento, sem precisar passar pelas bilheteiras.
Com mais esta etapa de modernização, o Metrô-DF espera otimizar o acesso e a comodidade para os passageiros do transporte público.