Em razão da pandemia, Caesb suspende aumento na tarifa de água

O aumento só deve ocorrer em junho de 2021, decisão foi tomada nesta segunda-feira (21); desde junho a empresa adotou uma nova estrutura tarifária

Reajuste estava previsto para começar na próxima semana, em 1º de janeiro, mas ficou para 1º de junho

Pela terceira vez, desde que foi anunciado o reajuste na tarifa de água do Distrito Federal, que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) adia a decisão de elevar os valores em razão da pandemia de covid-19. Como a doença afetou a economia local e nacional, gerando desemprego e reduzindo as rendas das famílias, a Caesb optou por prorrogar o prazo do aumento da tarifa para o dia 1º de junho de 2021.

De acordo com a Caesb, todo impacto financeiro que a estatal venha a ter com esse adiamento será revertido quando as faturas começarem a ser cobradas no próximo ano. A decisão da empresa foi divulgada no Diário Oficial do DF (DODF), no texto da decisão, a Caesb também ressalta que, a data pode ser alterada, após avaliação “durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública no Distrito Federal em decorrência da disseminação da Covid-19”.

A decisão de prorrogar a data do aumento na cobrança veio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Desde junho deste ano, a Caesb também passou a trabalhar com uma nova estrutura tarifária, que reduziu o valor da conta de água e esgoto. “Os consumidores pagam uma taxa mínima somada ao consumo corresponde em metros cúbicos. Essa taxa varia de acordo com o volume consumido”, informa a Caesb.

Por Ricardo Ulivestro

Fonte: NewsBlack

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here