Novo espaço busca melhorar a gestão da saúde pública com apoio de tecnologias avançadas e dados estratégicos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta sexta-feira, o primeiro Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF). Localizado na sede da SES-DF, o centro foi criado com o objetivo de aprimorar o monitoramento e apoiar a criação de políticas estratégicas, tornando-se um marco em inovação na gestão de dados de saúde.
O centro conta com equipamentos tecnológicos de ponta, como um telão de 150 polegadas e um monitor touch, frutos de uma parceria entre a SES-DF e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A nova estrutura é voltada para a coleta e análise de dados estratégicos, visando respostas ágeis para os desafios da saúde pública e contribuindo para o desenvolvimento de estratégias baseadas em informações concretas.
Durante a inauguração, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, enfatizou a importância da iniciativa para a gestão pública da saúde. “Estamos empenhados em fortalecer o SUS. É um trabalho desafiador, mas temos um time técnico qualificado ao nosso lado. Escolhi o SUS como minha missão de vida e vou continuar lutando para torná-lo mais eficiente”, afirmou.
Lucilene também destacou a necessidade de cooperação para o fortalecimento do SUS digital: “Uma boa gestão depende da união de esforços, trabalhando juntos para atender os três milhões e duzentos mil habitantes do Distrito Federal, além dos quatro milhões e meio da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal), que também utilizam nossos serviços. Nossa abordagem é baseada em inteligência estratégica, focada em melhorar o atendimento à população”.
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, elogiou a criação do Cieges-DF. “Esse centro proporcionará decisões rápidas e embasadas, fundamentadas em dados confiáveis. Estamos construindo um sistema de saúde que, em breve, será altamente reconhecido pela sociedade”, declarou.
Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, destacou que o Cieges-DF vai além da tecnologia de ponta. “Não se trata apenas de equipamentos modernos, mas também de profissionais capacitados que utilizam os dados para embasar decisões e ações. O convênio vai além dos recursos tecnológicos, incluindo também investimento em formação”, explicou.
Sandro Terabe, gerente do Cieges-DF, ressaltou o papel da nova estrutura no apoio aos gestores da saúde. “A saúde pública possui o maior volume de dados governamentais. Organizar essas informações nos permite responder de forma mais precisa e eficaz às necessidades da comunidade”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença de Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, e Anderson Freire de Souza, coordenador especial de Tecnologia de Informação em Saúde.
Sobre o Cieges-DF
O Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF) foi instituído oficialmente pela Portaria nº 392, de 3 de outubro de 2023. A entidade é uma ferramenta essencial para a evolução da saúde pública no Distrito Federal, reforçando a transparência e a eficiência no SUS. Suas ações são supervisionadas pelo Comitê Permanente (COPCieges-SES-DF), criado pela Portaria nº 105, de 19 de março de 2024, que busca garantir decisões ágeis, especialmente em momentos de crise.
“O objetivo principal é aperfeiçoar a gestão da saúde pública no DF, oferecendo informações claras e precisas e promovendo maior transparência nas ações do SUS. Com a nova sala de monitoramento, o Distrito Federal avança significativamente no uso de dados e tecnologia para tornar a gestão da saúde mais eficiente e acessível à população”, destacou o subsecretário Rodrigo Vidal.