Detran-DF dá início à campanha Voltas às Aulas na Escola Pública

Ações das áreas de educação, engenharia e fiscalização do Detran-DF visam garantir um mais segurança no deslocamento casa-escola

A partir desta segunda-feira (19), uma série de atividades de educação, engenharia e fiscalização serão realizadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal com o objetivo de garantir, aos alunos da rede pública de ensino do DF, uma volta às aulas com mais segurança no trajeto de casa para a escola e vice-versa.

As equipes de educação estão com atividades educativas programadas em diversas escolas, visando conscientizar os pais e responsáveis sobre os cuidados ao transportar as crianças com os dispositivos de segurança adequados ao tamanho e idade delas, a circulação de veículos e pedestres nas imediações das escolas e a contratação do serviço de transporte escolar. Alunos que se deslocam para a escola sozinhos, a pé ou de bicicleta, também serão orientados pelos educadores de trânsito sobre a forma segura de trafegar pelas vias e de realizar a travessia na faixa de pedestre. As atividades educativas incluem intervenções artísticas com mímicos e bonecos e entrega de material informativo, além de palestras em sala de aula de algumas escolas.

*Fiscalização*

Para a próxima semana, estão programadas ações de policiamento e fiscalização de trânsito em todas as regiões administrativas do DF, com foco na segurança dos alunos. Diariamente, serão 38 Pontos de Demonstração próximo a escolas e quatro Operações Escolares. Além de realizar controle de tráfego para dar fluidez ao trânsito, os agentes estarão atentos ao respeito à faixa de pedestres, embarque e desembarque de passageiros, transporte de escolares sem autorização, parada e estacionamento de veículos em local que possa trazer riscos ao tráfego e outras irregularidades que comprometam a segurança dos usuários das vias.

Condutores que transportam escolares sem a devida autorização cometem infração gravíssima, prevista no inciso XX do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, e estão sujeitos à multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH, além de ter o veículo removido ao depósito.

Programação em anexo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here