Cúpula que comandava o sistema penitenciário do DF é exonerada

O então secretário, Adval Cardoso de Matos, dará lugar ao delegado aposentado Agnaldo Curado Filho

Toda a cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi exonerada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (9/9) traz a publicação com a mudança nos principais cargos da pasta que comanda o complexo penitenciário da Papuda.

O então secretário, o delegado da Polícia Civil Adval Cardoso de Matos (foto em destaque), dará lugar ao delegado aposentado Agnaldo Curado Filho. Já o novo diretor-geral do sistema será o delegado aposentado Geraldo Nugoli. Antes, o cargo estava nas mãos do delegado Érito Cunha.

Além da mudança nos principais cargos da Seap, houve alteração em cargos estratégicos como na diretoria de inteligência penitenciária antes coordenada pelo delegado Fábio Santos de Souza. O novo diretor será o também delegado Rodrigo Valadão.

Desde o início do governo de Ibaneis dirigindo o sistema penitenciário, Adval Cardoso enfrentou turbulências e instabilidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus. A equipe deixa o sistema penitenciário sem histórico de rebeliões ou problemas internos.

Diretorias mantida

Com exceção da diretoria do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que foi trocada – José Ribamar da Silva deu lugar a Ivanildo Carlos de Souza –, todos os outros diretores de presídios foram mantidos, por enquanto.

Toda cúpula do sistema penitenciário foi exonerada

O novo secretário, Agnaldo Curado Filho, estava no governo até fevereiro deste ano, quando foi exonerado do cargo de diretor de administração geral do Detran.

O delegado Geraldo Nugoli, enquanto na ativa, passou por unidades como a extinta Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), além da diretoria da Divisão de Operações Especiais (DOE) e do Departamento de Atividades Especiais (Depate). O delegado também ocupou o cargo de diretor-geral do Detran e no Ministério da Justiça.

Fonte: Metropoles.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here