Novo canal já realizou mais de 65 mil atendimentos e reduziu custos em 60%
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou a mudança do número de atendimento via WhatsApp para (61) 3029-8115. A ferramenta, disponível para clientes de todo o Distrito Federal, continuará oferecendo serviços como emissão de segunda via de contas, consulta de débitos e registro de falta d’água. Quem utilizar o antigo número será automaticamente informado sobre a atualização.
Desde sua implantação em abril deste ano, o serviço tem se mostrado eficiente, registrando 65.533 atendimentos até o final de outubro. Desses, 60.942 foram realizados pelo Chatbot, um sistema de inteligência artificial que automatiza o atendimento, enquanto apenas 4.591 demandas precisaram de intervenção humana.
Os serviços mais procurados incluem a emissão de segunda via e consulta de débitos, que somaram 50.144 atendimentos. As solicitações relacionadas à manutenção, como desobstrução de esgoto, verificação de falta d’água, conserto de vazamentos em cavaletes e vias públicas, chegaram a 10.798 registros.
Além disso, o WhatsApp permite solicitar reparos e obter informações sobre débitos. Para serviços como agendamento, mudança de titularidade e pedidos de ligação, os clientes são direcionados para outros canais, como o Portal de Serviços, o aplicativo da Caesb ou a Central 115.
“Melhorar o atendimento ao nosso cliente é um desafio diário para a Caesb”, afirmou o presidente da Companhia, Luís Antônio Reis. Segundo ele, a adoção do WhatsApp contribuiu para otimizar os recursos da empresa e oferecer maior comodidade ao consumidor. “Essa ferramenta elimina a necessidade de deslocamento para resolver questões simples, além de melhorar a experiência do cliente”, concluiu o presidente.