Bacia de detenção do Drenar DF recebe melhorias para garantir segurança da população

Reservatório recebeu guarda-corpos, corrimãos e placas informativas para evitar acidentes e garantir acessibilidade

As escadas que dão acesso à bacia de detenção do Drenar DF foram equipadas com guarda-corpos e corrimãos para proporcionar mais segurança aos visitantes e evitar possíveis acidentes. As passagens foram instaladas em 11 pontos ao redor do reservatório, próximos aos taludes, permitindo o acesso controlado ao espelho d’água. As estruturas, feitas em aço galvanizado, foram confeccionadas por uma empresa terceirizada. Os guarda-corpos possuem 1,2 metros de altura, enquanto os corrimãos foram posicionados a 90 cm e 70 cm do solo para garantir acessibilidade a todos.

Além disso, a bacia de detenção foi cercada com gradis metálicos de 1,10 metro de altura, seguindo uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Placas informativas também foram colocadas no local, alertando sobre os riscos de ultrapassar as barreiras, visto que a área não é destinada para banho.

O reservatório do Drenar DF tem capacidade para armazenar até 96 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 40 piscinas olímpicas. A estrutura faz parte do maior programa de drenagem urbana promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

De acordo com Izidio Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a bacia foi projetada para armazenar temporariamente a água da chuva, regulando seu fluxo na rede de drenagem e melhorando a qualidade da água antes de ser enviada ao Lago Paranoá. “Esse projeto alia inovação em infraestrutura com medidas sustentáveis para a preservação ambiental”, destacou.

O reservatório do Drenar DF tem capacidade para reter até 96 mil m³ de água, volume suficiente para abastecer 40 piscinas olímpicas

Para controlar a vazão da água, o reservatório contará com dissipadores na entrada e vertedores na saída. A captação ocorrerá por meio de um túnel com diâmetro de 3,60 metros, enquanto a estrutura de escoamento de água tratada terá 2,60 metros de diâmetro.

A qualidade da água que será encaminhada ao Lago Paranoá será assegurada pelo processo de decantação, que retém resíduos e impede sua chegada ao corpo hídrico. Além de duplicar a capacidade da rede de drenagem da Asa Norte, o Drenar DF contribuirá para manter o Lago Paranoá adequado para banho, esportes aquáticos e lazer. Atualmente, 95% da extensão do lago é considerada própria para uso recreativo.

Expansão do sistema de drenagem

A rede de tubulação do Drenar DF se inicia próximo à Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e segue até o Lago Paranoá, passando pelas quadras Norte 902 (próxima ao Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402. O trajeto cruza a W3 Norte, o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), a via L2 Norte e chega à L4 Norte. O projeto tem como objetivo dobrar a capacidade de escoamento da região sem alterar a rede já existente, solucionando problemas recorrentes de alagamento durante o período chuvoso.

Além da infraestrutura de drenagem, o programa Drenar DF também prevê a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, que abrigará a bacia de detenção e uma praça. O projeto, elaborado pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), foi desenvolvido em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Iphan.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here