10 Coisas que você conhece mas nem imagina para que serve

Utilidades que você deveria saber antes de morrer

Existem coisas que a gente usa todos os dias e sente até uma certa intimidade com elas. Mas você já se perguntou para que realmente servem?

Para revelar alguns mistérios do cotidiano, fizemos uma lista com as reais utilidades de certos objetos que você conhece bem, ou nem tanto assim. Se liga!

1. Furinho ao lado da câmera do Iphone

O site LifeBuzz diz que o misterioso furo ao lado da câmera traseira dos celulares da Apple é um outro microfone. Ele ajuda o aparelho a reconhecer a fonte de som de diversos ângulos e possibilita maior cobertura e clareza do áudio.

Além disso, serve para que a Siri possa reconhecer melhor a entonação de voz, e também aprimorar a experiência com o FaceTime e as chamadas em conferência.

2. Fundo das garrafas de vinho

Vida e vinho

Esse ainda é um mistério e o site Vida e Vinho esclarece que existem várias teorias que tentam explicar para que serve o fundo côncavo das garrafas de vinho e espumantes.

Algumas dizem que é para regular a pressão, empilhar as garrafas encaixando o fundo no gargalo, aumentar o tamanho para fins de marketing, entre outras.

Porém, a explicação mais aceita por especialistas é a de que ela segue uma tradição. No modo antigo de fabricar garrafas, o vidro era soprado por um tubo e o fundo acabava estufado, assim não dava para mantê-la em pé. Então, os fabricantes usavam uma ferramenta, chamada Punt, para empurrar o fundo e dar estabilidade à garrafa.

3. Lado zigue-zague do grampo de cabelo

Se você usa o grampo com o lado em zigue-zague para cima, ele não irá prender bem o cabelo. Segundo o BuzzFeed, essa parte serve justamente para ser usado para baixo e segurar seus fios com firmeza.

4. Furinho no fundo do cadeado

Esse furinho no fundo do cadeado não é uma maneira alternativa de abri-lo (como alguns pensavam). De acordo com o BuzzFeed, ele serve para que a água escorra e não enferruje ou congele os mecanismos internos.

5. Furo na ponta da trena


O BuzzFeed também informa que o orifício na ponta de metal das trenas serve para prendê-las em um prego ou parafuso e segurar a fita enquanto você puxa. O serrilhado embaixo do furo foi feito para riscar as superfícies e marcar as medidas.

6. Cilindro nos cabos de carregadores


Segundo o Catraca Livre ele é chamado de “núcleo de ferrite” e serve para absorver a Interferência Eletromagnética (EMI) que corre pelos cabos. Essa interferência pode fazer com que ocorra perda de energia elétrica, reduzindo a eficiência do carregador.

Ele também afasta a interferência de outros aparelhos eletrônicos, como celulares.

7. Plástico da tampa das garrafas PET

O BuzzFeed revela que o plástico serve como vedação para que o líquido e o gás não escapem da garrafa. Nas imagem ele é azul.

8. Pedaço de tecido e botão a mais

Algumas roupas, geralmente as mais chiques, vêm com pedacinho de tecido e um botão separados. O Catraca Livre diz que o pano a mais serve para testar produtos de limpeza antes de usar na roupa e evitar estragos. Já o botão é apenas um sobressalente.

9. Ponta fina na tampa de pomadas

Acredito que todo mundo saiba essa, mas vale reforçar. Segundo o BuzzFeed, essa ponta fina serve para furar a película de proteção que fica na boca do tubo. No primeiro uso é preciso desenroscar, virar a tampa ao contrário e pressioná-la sobre a película.

10. Alça atrás da camisa social

Essa também é uma tradição. De acordo com o Catraca Livre, a alça vem do tempo em que poucas pessoas tinham guarda roupas com cabides. Então, era mais comum pendurar as camisas em pregos para que não amassassem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here