Nova plataforma que já está presente nos Fiat Grande Panda e Citroën e-C3 já é uma velha conhecida do Brasil e garantirá nova linha de compactos na Fiat
A formação da Stellantis, a partir da fusão entre a PSA Peugeot Citroën e a FCA (de Fiat, Jeep, Dodge e Ram), obrigou o grupo a fazer escolhas quanto ao compartilhamento de plataformas e motores. Na prática, carros compactos e médios terão plataforma de origem francesa e carros grandes terão plataforma de origem ítalo-americana.
Por exemplo, a antiga plataforma EMP2 da Peugeot-Citroën (do 3008 e do C4 Picasso) evoluiu para a plataforma STLA Medium e será a base para a nova geração do Jeep Compass, por exemplo.
A plataforma Giorgio, da FCA, surgiu com o Alfa Romeo Giulia em 2015, evoluiu para a plataforma WL do atual Jeep Grand Cherokee em 2021 e passou por mais uma atualização para se transformar na STLA Large, voltada para aplicações em carros elétricos grandes de Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Maserati e outras marcas da Stellantis. É esta a plataforma do Jeep Wagoneer S.
Mas o que mais interessa ao mercado brasileiro é que a plataforma CMP, criada em 2018 e já presente nos Peugeot 208, no novo Peugeot 3008 e nos Citroën C3, Aircross e Basalt também tem um novo nome para a era Stellantis: Smart Car.
Esta arquitetura voltada para os carros mais baratos e mais compactos do grupo recebeu este novo nome com o lançamento do Citroën e-C3 na Europa, e servirá de base para pelo menos 7 novos carros inéditos
Um deles é o novo Fiat Grande Panda, que servirá de base para o desenvolvimento do novo hatch compacto que substituirá o Fiat Argo no Brasil.
E tem mais: este projeto prevê uma nova linha de carros compactos da Fiat com direito a um novo SUV compacto (substituto do Pulse), uma picape compacta (substituta da Strada) e um SUV cupê (o novo Fiat Fastback).