Pedal Noturno reúne mais de 100 ciclistas nas ruas de Ceilândia

ceilandiaO temporal que desabou na noite desta terça-feira 7 não impediu que mais de uma centena de ciclistas participassem da primeira edição do Pedal Noturno, promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar com apoio do BRB – Banco de Brasília e administração regional.

“É uma forma de incentivar o esporte e manter a comunidade próxima do batalhão”, afirmou o comandante Meirelles, responsável pela operação. “Percebemos que as pessoas usam muito as ciclovias para trabalhar, mas queremos transformá-las em espaço de lazer”, acentuou.

A partir de agora, e todas as terças-feiras, os interessados poderão reunir-se em frente ao batalhão, localizado no Setor de Indústria do Setor O, e percorrer 20 quilômetros com escolta policial. “Queremos desmistificar o medo da população em transitar nas ciclovias durante a noite”, ressalta Meirelles. Ao mesmo tempo em que os ciclistas praticam o esporte, a polícia aproveita para fazer o policiamento local. O efetivo para o passeio conta com quatro motos e duas viaturas.

Muitas pessoas da comunidade se mobilizaram para participar do Pedal Noturno. A professora e moradora de Ceilândia Cristiane Rocha, de 34 anos, comprou uma bicicleta só para o evento.

“É um incentivo para vir mais vezes”, explicou. O comerciante Luiz Ricardo Santana, de 24 anos, não costuma pedalar com frequência, mas adora o esporte: “Agora que temos garantia de segurança, vou vir toda semana”. Já a balconista Marisa Lopes, de 29 anos, pedala todos os dias e viu a iniciativa como oportunidade para os ciclistas. “Infelizmente, as ciclovias da cidade são usadas para tudo, menos para andar de bicicleta; o jeito é se arriscar nas ruas”, criticou.

No caso de grupos de ciclistas que queiram fazer passeios coletivos em vias públicas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) avisa que o itinerário deve ser informado com no mínimo 30 dias de antecedência. “É necessário afinarmos as condições com órgãos de trânsito e de segurança pública para garantirmos a integridade de todos os envolvidos”, esclarece o chefe de fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.

Fonte: Notibras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here