Para cientista político, troca na Casa Civil indica reorganização de poder político

para-cientista-politico-troca-na-casa-civil-indica-reorganizacao-de-poder-politicoPara o cientista político Leonardo Barreto, o secretário de Relações Institucionais do GDF, Marcos Dantas, e o próprio governador devem assumir boa parte das atribuições que eram de Hélio Doyle.

A entrada do diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, na chefia da Casa Civil marca o fim da fase técnica do governo de Rodrigo Rollemberg. A avaliação é do doutor em Ciência Política pela UnB, Leonardo Barreto. O especialista entende que o novo líder da pasta foi escolhido para ter um perfil mais discreto e que a parte de articulação política deverá ficar nas mãos do secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, e do próprio Rollemberg.

Em coletiva de imprensa, o futuro chefe da pasta, Sérgio Sampaio, confirmou a avaliação de Barreto. Questionado sobre o relacionamento com a Câmara Legislativa, disse que há outros órgãos no governo que se incumbem desta função, “como a Secretaria de Relações Institucionais e o próprio gabinete do governador”. “Estamos abertos a atender os agentes políticos naquilo que for possível, mas o relacionamento com a Câmara não é uma missão precípua da Casa Civil”, afirmou Sampaio.

Para Barreto, Rollemberg fez uma aposta consciente ao colocar Doyle, um técnico, para a tarefa de dizer não às investidas da base e, consequentemente, preservar a si próprio. “Mas esse modelo deu errado. O cenário com o qual ele contava não se concretizou”, disse.

Na visão de Barreto, de fato se formará um governo de coalizão, mas não imediatamente. “Rollemberg não vai conseguir fazer omelete sem quebrar os ovos. Mas até ele ter condições de pagar o preço da Câmara demora um pouco. Essa transição tem que ser lenta, para não passar recibo do que o Hélio Doyle disse”, afirmou, referindo-se às acusações do ex-chefe da Casa Civil com relação a alguns distritais fazerem lobby por cargos e influência.

Fonte: Fato Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here