Matrícula da EJA deve ser confirmada a partir desta segunda (11/7)

Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP ImagensO resultado das matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) está no site da Secretaria de Educação. O aluno deve acessar o portal para ver em qual escola foi lotado e, entre esta segunda (11/7) e sexta (15), comparecer ao colégio e efetivar a matrícula. Ao todo, 3.278 pessoas que procuraram a secretaria pelo telefone 156 foram contempladas.

Os documentos exigidos são: cópia da certidão de nascimento, do RG e do cadastro de pessoas físicas (CPF); duas fotos 3×4; comprovante de residência; tipagem sanguínea e fator RH; declaração provisória de matrícula ou histórico escolar; e, se for o caso, título de eleitor e Registro Nacional de Estrangeiros. Pais ou o responsável legal devem apresentar, no ato de matrícula do estudante menor de idade, RG e CPF. Se o aluno não tiver como provar em que série parou os estudos, será feito um teste de nivelamento.

Quem pode se inscrever
A EJA é ofertada nas 14 diretorias regionais de ensino do DF, em 109 escolas. Jovens a partir de 15 anos podem ser alunos do ensino fundamental e, de 18 ou mais, do ensino médio. O horário de funcionamento dos colégios, em geral, é dividido em três períodos: matutino, das 8 às 12 horas; vespertino, das 14 às 18 horas; e noturno, das 19 às 22 horas.

Em caso de vagas remanescentes, os interessados devem procurar diretamente as escolas no primeiro dia letivo do segundo semestre, em 21 de julho.

Como são os cursos da educação de jovens e adultos
Divididos em três partes, os cursos da educação de jovens e adultos têm duração de quatro semestres, nos dois primeiros segmentos, e de três semestres, no último. Nos primeiros dois anos, o aluno faz o ensino fundamental e, no último um ano e meio de curso, estuda as matérias do ensino médio.

Há também a possibilidade do curso a distância, mas as matrículas para o segundo semestre ainda não têm data definida. Os estudantes da EJA podem fazer os exames de certificação do Ministério da Educação — Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here