Inflação do aluguel acelera para 0,95% em setembro

imovel-aluga-apartamento-originalO Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou de 0,28% em agosto para 0,95% em setembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador, conhecido como “inflação do aluguel”, foi pressionado basicamente pelo avanço dos preços no atacado. O IGP-M é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação residencial. No ano, até setembro, a alta registrada é de 6,34% e, em doze meses, de 8,35%.

Dentro do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 1,3% em setembro, após alta de 0,2% no mês anterior. No IPA, os produtos agropecuários registraram alta de 2,08% em setembro, após variação zero no mês anterior. Já os industriais aceleraram o avanço para 1,01%, contra 0,28%.

Por sua vez o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,32%, sobre 0,24% no mês anterior. O destaque aqui ficou para o grupo Alimentação, com alta dos preços de 0,17% ante variação positiva de 0,01% em agosto, sendo que as frutas deixaram para trás a queda de 2,41% para subirem 0,19%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), o único a perder força, registrou elevação de 0,22% neste mês, ante 0,80% em agosto.

Fonte: veja.abril.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here