Medalha do Mérito Buriti homenageia 426 personalidades no Distrito Federal

Cerimônia reconhece contribuições de servidores públicos e cidadãos para o desenvolvimento da capital

Em uma cerimônia marcada por celebração e reconhecimento, 426 agentes públicos e membros da sociedade civil receberam, nesta quinta-feira (12), a Medalha do Mérito Buriti. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que destacou o significado da honraria.

“É uma homenagem que reflete o mérito e a importância de cada um de vocês para a sociedade da nossa capital. Saibam que este é um reconhecimento genuíno por tudo o que representam”, afirmou o governador durante a entrega das medalhas.

Instituída pelo decreto nº 1.488 na década de 1970, a Medalha do Mérito Buriti é um dos mais importantes reconhecimentos do Distrito Federal. A comenda é concedida a quem realiza ações notáveis que promovem melhorias no serviço público, economia de recursos, inovação administrativa ou que beneficiam diretamente a comunidade.

Perfil dos homenageados

Entre os agraciados deste ano estavam servidores públicos, empresários e representantes de iniciativas sociais. O servidor da Secretaria de Meio Ambiente Hugo de Carvalho Sobrinho, reconhecido pela sua dedicação, afirmou: “Como servidor desde 2017, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido pela administração pública. Esse é um reflexo do esforço coletivo da nossa secretaria”.

Kallel Kopp: “Durante todo o ano, realizamos diversos projetos com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para arrecadar alimentos e destinar para pessoas que realmente necessitam” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Outro destaque foi o sócio da R2 Produções, Eduardo Azambuja, homenageado por iniciativas socioambientais como o projeto Na Praia, que se tornou o maior doador de alimentos do Brasil. Ele comentou: “É emocionante estar ao lado de tantas pessoas que entregaram um trabalho tão significativo à nossa sociedade”.

O empresário Kallel Kopp, CEO da Is Eco, também foi homenageado pelas ações de sustentabilidade realizadas em parceria com o Governo do Distrito Federal. “Durante o ano, promovemos projetos sociais voltados para a arrecadação de alimentos, educação e recreação, sempre buscando um impacto positivo na vida das pessoas”, destacou.

A honraria e a celebração

Os agraciados recebem uma insígnia circular dourada, com um desenho em alto-relevo do buriti, símbolo do Cerrado, e as inscrições “Brasília” e “Distrito Federal”, além de um diploma oficial.

A Medalha do Mérito Buriti já teve edições anteriores nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021, com um total de 1.072 homenageados ao longo desses períodos. Neste ano, os 426 agraciados tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

As indicações para receber a medalha partem do governador, da vice-governadora, de secretários de Estado e de membros do Conselho da Medalha do Mérito Buriti, responsáveis por analisar e aprovar os nomes indicados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here