Venezuela acusa Brasil de barrar sua entrada no Brics: “agressão”

0
75

Itamaraty diz que posição brasileira segue critérios e princípios

governo da Venezuela afirmou que o Brasil vetou o ingresso do país caribenho no bloco do Brics e disse que o ato foi uma agressão. O Itamaraty, no entanto, sustenta que o grupo apenas definiu os critérios e princípios para novas adesões. Durante esta semana, foi definido em Kazan, na Rússia, os países que poderiam fazer parte do grupo como membro associado, mas a Venezuela ficou de fora.

“O povo venezuelano sente indignação e vergonha por esta agressão inexplicável e imoral da diplomacia brasileira (Itamaraty), mantendo o pior das políticas de Jair Bolsonaro contra a Revolução Bolivariana fundada pelo comandante Hugo Chávez, afirmou, em nota, o ministério das Relações Exteriores venezuelano.

Após consenso entre os dez países membros do Brics, a Rússia ficou de convidar 13 países para participarem da organização na modalidade de membros associados. Na América LatinaCuba e Bolívia foram as nações selecionadas. NigériaTurquiaMalásia e Indonésia também foram citadas como atendendo aos critérios definidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here