CEF 102 Norte recebe computadores do programa Reciclotech e transforma ensino digital

Entrega de 25 computadores marca avanço tecnológico e inclusão digital para estudantes do CEF 102 Norte

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte viveu um momento especial neste dia 7, quando a escola recebeu 25 computadores do programa Reciclotech. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), recolhe lixo eletrônico, capacita jovens em tecnologia e recondiciona equipamentos para doação a instituições de ensino e entidades que promovem inclusão digital.

O estudante Lucas Brilhante elogia o programa da Secti-DF: “A gente começou a pesquisar [na internet] e isso está ajudando no desempenho da maioria dos alunos”

A diretora da escola, Viviane Lima, lembrou o entusiasmo dos alunos com a chegada das máquinas. “Os alunos estavam no pátio e ficaram extremamente felizes ao verem os computadores. Foi um dia inesquecível”, relatou. Lucas Brilhante, de 13 anos, um dos estudantes presentes, destacou o impacto da doação no desempenho escolar: “Agora podemos pesquisar na internet, e isso está ajudando muito no nosso aprendizado”.

O CEF 102 Norte é uma das instituições beneficiadas pelo programa, que, desde 2020, já entregou 3.919 computadores e formou 2.065 jovens. O Reciclotech também contribui para o descarte correto de 2.237 toneladas de lixo eletrônico, com 102 pontos de coleta distribuídos pelo Distrito Federal. Os jovens aprendem a recondicionar os aparelhos em cinco Polos de Economia Criativa (PECs), espalhados pelas macrorregiões do DF.

Para a diretora Viviane, o impacto da inclusão digital é evidente. “Os alunos adoram as aulas de tecnologia, e isso aumenta muito a motivação para aprender. Os professores notam a diferença no interesse dos estudantes quando a tecnologia é usada em sala de aula.” O professor Rúben Reis, coordenador de Tecnologia Educacional da escola, também celebrou a transformação do laboratório: “Antes, tínhamos apenas dez computadores de doações. Com o Reciclotech, ganhamos 25 de uma só vez, o que deu um grande salto na qualidade da nossa infraestrutura.”

Além dos avanços tecnológicos, o programa tem um efeito positivo sobre o aprendizado inclusivo. Wendell Sousa, de 11 anos, que é autista, ressaltou como os novos computadores facilitam sua aprendizagem. “Ajuda muito a entender melhor o conteúdo.” Já Valentina Carvalho, de 12 anos, comemorou o aprendizado de novas ferramentas: “Antes, a maioria não tinha celular com internet. Agora, aprendi a usar o Microsoft Word, que nem sabia que existia, e é essencial para fazer os trabalhos.”

O secretário Leonardo Reisman destacou o ciclo completo do programa durante a visita ao CEF 102 Norte: “Esses computadores, antes considerados lixo eletrônico, agora estão transformando vidas ao proporcionar acesso à tecnologia para estudantes.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here