Em 20 episódios, programas abordarão a história, curiosidades e dicas valiosas de turismo no Distrito Federal. Primeira entrevista irá ao ar no sábado (03/02)
A partir de sábado (03/02), os apaixonados por Brasília terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a história da capital. Todos os sábados, até 20 de junho, o Podcast Brasília para Brasília apresentará curiosidades sobre a cidade, assim como dicas culturais, turismo, roteiros pouco conhecidos, artesanato e muita gastronomia.
Uma realização do Instituto Cultural Estrela Ela (ICEE), em parceria com a Secretaria de Turismo, o projeto tem como objetivo divulgar e incentivar o turismo no Distrito Federal, por meio de conversas com personalidades da cidade, que ajudaram ou ajudam a construir a história da capital do país.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo a única cidade moderna do mundo a incluir a lista. A cidade tornou-se mundialmente famosa por seu projeto urbanístico singular, assinado por Lúcio Costa, priorizando grandes áreas verdes, avenidas de fácil acesso e o convívio dos moradores nas unidades conhecidas como superquadras. Brasília também é referência em arquitetura, a partir dos traços de
Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores gênios da arquitetura mundial do século XX.
Além do preciosismo nos projetos arquitetônico e urbanístico, a cidade reuniu grandes nomes das artes plásticas e do paisagismo, como Roberto Burle Marx, Athos Bulcão, Marianne Peretti e Alfredo Ceschiatti. Obras que adornam e complementam os edifícios criados por Niemeyer.
“O charme arquitetônico e colorido da capital rendeu o reconhecimento como a oitava Cidade Patrimônio Mundial Cultural mais instagramável do mundo, com 13,27 milhões de fotos publicadas, de acordo com estudo realizado pela empresa britânica Design Bundles em 2019. Com o Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar no ranking internacional, Brasília desbancou destinos como Barcelona, na Espanha; Paris, na França, e Bali, na Indonésia”, destaca a coordenadora do projeto, Mônica Lemets.
Turismo
No entanto, mais que o turismo cívico e arquitetônico, a capital encontra-se em uma área de grande riqueza natural, com atrações como trilhas, cachoeiras, rotas gastronômicas e o turismo espiritual. Desde o século XIX, Brasília, conforme a profecia de Dom Bosco, seria uma terra prometida, de onde jorraria leite e mel e riquezas inestimadas.
Nos últimos anos, o Distrito Federal também despontou como produtor de queijos e de vinhos. Propriedades familiares abrem suas portas para a degustação de produtos locais, propiciando aos turistas, daqui ou de fora, experiências únicas.
A cidade também oferece vasta vocação para o turismo esportivo, concentrando uma desenvolvida rede hoteleira, o estádio Nacional Mané Garrincha, ginásios, centros de convenções, e o Lago Paranoá, cenário de inúmeros torneios de vela, remo e caiaque.
Tudo isso será contado até 20 de junho do Brasília para Brasília. O projeto também trará edições da revista que leva o mesmo nome e será distribuída gratuitamente em órgãos públicos e para alunos de escolas públicas. O programa será exibido no canal @brasíliaparabrtasília, no youtube, todos os sábados, das 14 às 16 horas.