Faz menos de seis meses que a Rampage começou a ser vendida no Brasil. Mesmo assim, a picape já faz parte da história da Ram no mercado brasileiro. Primeiro produto inteiramente desenvolvido fora dos Estados Unidos, o modelo está conquistando seu espaço no disputado segmento de picapes médias.
Para entender o motivo de sucesso da nova picape da Stellantis, teve uma breve convivência com a Rampage Laramie, a versão mais vendida da gama movida a diesel. Nossas impressões estão a seguir.
Desvendando a Ram Rampage Laramie
Design: Linhas parrudas foram bem traduzidas em um produto com dimensões mais compactas sem abandonar a imponência tão adorada pelos fãs da marca. Na versão Laramie, sobram cromados na parte externa. A grade frontal com barras horizontais é exclusividade da versão, assim como os para-choques. O capô tem vincos pronunciados que reforçam a impressão de robustez e a caçamba tem as laterais muito altas.
Vida a bordo: a cabine ostenta um acabamento de ótima qualidade. O couro marrom combina bem com a pegada sofisticada desta configuração e os bancos são bem anatômicos. Várias peças do interior são exclusivas da Rampage, mas outras – como os comandos do ar-condicionado e as maçanetas internas – vieram do Jeep Commander.
Dirigibilidade: A posição de dirigir é similar à da Fiat Toro. Ou seja, você se senta alto como em um SUV, mas não em uma posição elevada como a de uma picape média. De toda maneira, o motorista sente a sensação de estar em um veículo grande – algo que todo cliente de Ram gosta. O espaço no banco de trás é apenas razoável para as pernas, sendo mais indicado para levar dois adultos e uma criança. Três adultos viajam apertados.
Desempenho: picape é bastante prazerosa de ser dirigida: além de ser bastante ágil na cidade, ela é muito confortável em viagens mais longas. O câmbio fabricado pela ZF é muito bem escalonado e opera de forma inteligente, fazendo as reduções com rapidez quando preciso. A Rampage diesel tem médias de consumo de combustível de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Carga: cabem 980 litros e a capacidade é de 1.015 kg. A tampa traseira tem abertura elétrica, inclusive por meio de dois toques em um botão na chave presencial. O fechamento precisa ser realizado de forma manual, mas a peça é bastante leve.
Itens de série: poucas picapes vendidas no Brasil possuem um pacote de equipamentos tão generoso como a Rampage. Merece destaque o pacote de assistências à condução, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.