Aumento da temperatura por conta da massa de ar quente contraria clima mais fresco tradicionalmente registrado em dezembro
Uma nova onda de calor está prestes a atingir pelo menos oito estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C a partir da quinta-feira (14/12).
A previsão se estende até o dia 20 de dezembro, aproximando-se da chegada oficial do verão, marcada para o dia 22 de dezembro.
Esta será a quinta onda de calor consecutiva no país, que já enfrentou fenômenos semelhantes nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu alertas até o momento, mas a população e autoridades estão atentas aos impactos que essa nova onda de calor pode trazer. As altas temperaturas, cinco graus acima da média, por mais de cinco dias, caracterizam esse fenômeno climático.
Devem enfrentar a nova onda de calor, também, os estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
Segundo o Inmet, os dois primeiros dias desta semana podem contar com chuvas pontuais, mas a tendência é que diminuam com a chegada da onda de calor. “Os próximos dias devem ser quentes, batendo 34°C ou 35°C e se aproximando do recorde de temperatura”, alertou o Inmet.
Até o momento, o Distrito Federal está abaixo da média de chuvas esperada para dezembro. Era esperado pelo menos 33% do volume de chuvas para o mês, mas o máximo registrado foi de 25%, em Águas Emendadas.