Da redação
A solução encontrada foi dividir o subsídio entre Goiás, GDF e Governo Federal
O governador Ronaldo Caiado, em conjunto com a secretária Caroline Fleury e prefeitos municipais, iniciou as tratativas para discutir o preço das passagens no Entorno do DF, mas o diálogo com o Governo Federal não tem surtido efeito.
Na última quinta-feira (05), o gestor anunciou a parceria firmada com o governador Ibaneis Rocha para solucionar o problema da região. A alternativa encontrada foi dividir o subsídio entre Goiás, GDF e Governo Federal.
Caiado afirmou que a União não se mostrou favorável em custear uma parte do valor da passagem, o que dificulta a negociação e prejudica a população do Entorno – que tem pagado até R$ 10,15 para se locomover à Brasília.
“Aqui quem comanda o transporte é a ANTT – o Governo Federal. Levamos a proposta lá e o Governo Federal não quer entrar com um terço da parcela. Então, é importante que a gente peça aos nossos deputados federais e senadores para que [a União assuma a sua parte]”.
O reajuste da tarifa em 15%, anunciado pela ANTT em agosto, afeta diretamente a oferta de empregos aos moradores da região, tendo em vista que os empresários não veem vantagens em contratá-los pelo preço abusivo das passagens.