Cérebro: estudo relaciona o Tálamo com o QI

Estudando a relação do tálamo com a memória, o PhD, neurocientista, biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela – Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Unilogos, nos Estados Unidos -, desenvolveu um novo estudo entretanto publicado pela revista científica multidisciplinar Cognitionis, onde explana a importância do tálamo na memória e como esse está relacionado com o QI.

Como explica o neurocientista, “As questões de QI são sempre controversas de abordar pela sua natureza crítica e algo subjetiva, contudo, não deixam de ser um ponto relevante. Neste estudo propusemos analisar a relação entre o tálamo (como ponto de centralidade cerebral) e as funções ligadas à inteligência e ao QI. Como indicamos no título do artigo será uma análise de propriedades funcionais intrínsecas.”

O Tálamo está presente em funções muito diversas que podem moldar e ditar o sucesso ou a falta dele em muitas questões da vida de um individuo.

Como explica Abreu, existe uma “Incidência do tálamo nos processos psicofuncionais superiores: atenção, emoção, linguagem, memória atenção, emoção, linguagem, memória e função executiva e função executiva. O tálamo é importante na linguagem e cognição, regulando as funções do córtex associativo.”

Durante o estudo, que contou com a participação da estudante de medicina Maria Clea Marinho Lima, que assentou em revisão de metodologias, literatura e estudos de neuroimagem, o neurocientista tentou compreender como funciona este triangulo em que cada lado corresponde a uma variável do estudo: tálamo, QI e memória.

“O principal objetivo do estudo foi explorar como as ressonâncias magnéticas em estado de repouso (rs-fMRI) correlacionam-se tanto com as medidas de realização como de QI em adultos jovens cuja realização e pontuação variou ao longo de uma série contínua desde o desempenho convencional até ao desempenho superior.”, explicou Abreu. “Foi constatado que o ReHo (local de conectividade funcional) no tálamo, particularmente no pulvinar esquerdo implícito na atenção seletiva é um local comum de convergência para variação cognitiva e correlação neural para leitura, aritmética e medidas de QI.”, ressaltou.

Este estudo veio provar que podemos então constatar que os componentes atencionais são críticos para habilidades de realização e QI e o tálamo é um local comum para as três medidas, proporcionando uma nova perspectiva dos mecanismos cerebrais subjacentes a um tipo de comorbidade entre as dificuldades aritméticas e a leitura, o que poderia co-ocorrer com a fraqueza nas habilidades intelectuais em geral.

Sobre Fabiano de Abreu Agrela


O luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu Agrela é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil e investigador cientista na Universidad Santander de México. Registros profissionais: FENS PT30079 / SFN C-015737 / SBNEC 6028488 / SPSIG 2515/5476.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here