Prefeitura de Novo Gama fecha parceria com a ONG “Os Banguela”

A parceria vai levar mais cultura para as escolas do município

Os Banguelas realizam atividades em outras regiões do entorno do Distrito Federal.

A Prefeitura Municipal de Novo Gama, fechou parceria com a ONG “Os Banguela” para a realização de atividades culturais com os jovens do Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, no Vale do Pedregal. Para isso, será inaugurada nesta sexta-feira (08), às 17h, a nova sede da Organização no mesmo bairro pelo seguinte endereço: Quadra 14, Lote 16, Loja C.

O acordo foi firmado com a Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer e a Secretaria de Educação, em que as duas pastas irão apoiar a ONG fornecendo as estruturas municipais para os voluntários trabalharem com os estudantes. Todos os resultados da ação poderão ser conferidos posteriormente em apresentações. Inicialmente, serão iniciados grupos de Quadrilha Junina com os ensaios na quadra de esportes do Colégio e também terão aulas de balé na nova sede.

Pedro Lacerda, o diretor administrativo da organização, explicou em entrevista o motivo da escolha pela dança típica das Festas Juninas “pensamos em resgatar uma tradição folclórica que hoje parece ser esquecida por muitos. Vimos que no Novo Gama havia um grande potencial para trabalharmos isso”, afirmou ele. Lacerda contou também que o principal objetivo da iniciativa é atuar culturalmente com jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo aos meninos e às meninas uma oportunidade de se descobrirem, despertando novos dons. “Muitas vezes, estes adolescentes acabam seguindo em caminhos errados por não terem tido muitas escolhas. E exatamente é isso que queremos apresentar a eles e a elas: uma nova estrada para viverem a sua juventude”, afirmou ele.

O diretor administrativo da organização confirmou que a intenção é de alcançarem futuramente outras escolas e proporcionar uma maior diversidade de atividades, assim como fazem em sua sede no Valparaíso, em que trabalham, além do balé e quadrilha, com aulas de forró, jiu-jitsu e teatro. A Associação de Educação, Cultura, Formação Profissional, Esportes e Expressões Folclóricas de Valparaíso de Goiás – Os Banguela, instituição sem fins lucrativos, busca desenvolver trabalhos em todas as fases da vida do ser humano: infância, juventude e terceira idade. A ONG compreende que “a educação é a maneira mais potente de promover o Desenvolvimento Social e por meio dela formar uma Comunidade capaz e com melhor formação”,

Deixe uma resposta