Patrimônio de todos: brasilienses dizem o que mais gostam na cidade

Brasília nasceu do desejo do presidente Juscelino Kubitschek de cumprir a primeira Constituição do país e transferir a capital para o interior. Para tirá-la do papel, foi fundamental, além da vontade política, o trabalho de milhares de brasileiros de todas as regiões. Assim como o seu plano urbanístico e a sua arquitetura, a diversidade cultural transformou a cidade em um local único.

A jovem capital atraiu também a atenção do mundo. Com menos de 20 anos, ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. A inclusão na seleta lista aconteceu na 11ª Reunião Ordinária do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris, em 7 de dezembro de 1987. Trinta anos depois, com 3, milhões de habitantes, Brasília mantém muitas das características do projeto original de Lucio Costa.
Apesar dos problemas por conta da superlotação, como a crise hídrica e o trânsito pesado, ela continua a deslumbrar quem a visita e quem nela mora. O Correio foi à rua ouvir de algumas dessas pessoas o que sentem pela cidade e o que mais gostam nela.

Fala, brasiliense


Ed Alves/CB/D.A Press
Ana Beatriz Amorim,
19 anos, moradora de Taguatinga, estudante
“Brasília é um lugar diferenciado, com pessoas de jeitos diferentes, que se destacam. Sempre que tenho uma oportunidade, eu me desloco com meus amigos para o centro, vamos ao Parque da Cidade para nos exercitar.”
Ed Alves/CB/D.A Press
Ana Clara Xavier Reis,
19 anos, moradora de Águas Claras, estudante
“Brasília é uma cidade extremamente organizada, muito linda e com um visual limpo. Quando se olha para a cidade e toda a sua estrutura, dá para sentir uma paz. Brasília é uma cidade muito receptiva, que abraça as pessoas que chegam atrás de
oportunidade de crescimento.”

Ed Alves/CB/D.A Press
Matheus Brito, 
19 anos, morador de Vicente Pires, estudante
“Podemos encontrar em Brasília diversas culturas de diferentes estados. As pessoas não são iguais. Os pontos turísticos são chamativos e muito bonitos. Toda a cidade é bem organizada. A Praça dos Três Poderes tem a arquitetura que mais me agrada.”
Ed Alves/CB/D.A Press
João Batista Ferreira, 
52 anos, morador do Núcleo Rural Campão da Eva, bibliotecário
“Cheguei a Brasília em 1969, com meus pais e irmão. Viemos de Anápolis (GO) e chegamos durante a construção da nova capital, atrás de melhoria de vida. Brasília é muito bonita e deveria ser exemplo mundial.”
Ed Alves/CB/D.A Press
Adrielle Gonçalves Viana, 
26 anos, moradora de Samambaia, advogada
“Gosto muito de Brasília por ser uma cidade organizada, bonita e com opções de lazer gratuitas, como o Parque da Cidade. Como temos uma variedade de povos que moram aqui, temos uma cultura abrangente. Só o que falta em Brasília é o mar.”
Ed Alves/CB/D.A Press
Patrícia Rocha Viana, 
20 anos, moradora do Setor O, estudante
“Amo Brasília, não gosto quando falam mal da cidade. As pessoas geralmente reclamam por não termos uma praia e até dizem que faltam opções de lazer, mas a cidade tem uma variedade de pontos para se apreciar, além dos pontos turísticos.”
Ed Alves/CB/D.A Press
Maísa Rosaria de Lima, 
44 anos, moradora do Gama, decoradora
‘“Brasília é uma cidade tranquila e de fácil acesso, além de ser bem estruturada e organizada. A arquitetura da cidade e a dos pontos turísticos são maravilhosas, obras de Oscar Niemeyer, que fez tudo com muito amor. Gosto do fato de haver muita natureza na cidade, porque sempre tem uma sombra para descansar.”
Fonte: CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here